Camilo assina acordo de cooperação com Fiocruz para produção de vacina da Uece

Camilo assina acordo de cooperação com Fiocruz para produção de vacina da Uece


O governador Camilo Santana (PT) assinou nesta quinta-feira, 5, acordo de cooperação com Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para produção de vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

"Queria agradecer em nome do povo cearense, e dizer a importância da ciência, da tecnologia e da cooperação técnica entre as instituições, e principalmente, o carinho que nós temos pela Fiocruz, e que a gente possa cada vez mais ampliar nossas parecerias em beneficio do povo cearense", afirmou Camilo Santana em live.

Os pesquisadores explicaram que a vacina 2H120 Defense propõe uma nova forma de uso de um coronavírus aviário atenuado, que está no mercado há décadas e que não causa infecção em seres humanos. Essa vacina é constituída por uma cepa de coronavírus muito parecida com o SARS- CoV-2, capaz de induzir uma resposta imunológica protetora contra o novo coronavírus. Após a fase de testes em animais, os pesquisadores poderão enviar a documentação para solicitar a autorização para testes em humanos.