Programa une população de Nova Russas para ofertar benefícios aos catadores

Programa une população de Nova Russas para ofertar benefícios aos catadores


A Prefeitura de Nova Russas dá continuidade ao projeto Ecojuá, que busca proporcionar a reciclagem sustentável do óleo de cozinha, utilizado para a fabricação de sabão. O programa é resultado de uma parceria com a empresa Sabão Juá, e busca evitar a poluição dos solos com o descarte correto deste produto. E, para isso, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos tem contado com a cooperação dos empresários de Nova Russas para a doação do óleo, que será revestido em renda para os catadores que fazem parte da associação Recinovar. 

“Como a gente não tem um lugar correta para descartar o óleo, ter esse projeto é muito importante, além de ajudar os catadores do município”, afirma Antônio Vieira, um dos comerciantes que tem auxiliado com a realização do projeto. A doação faz parte do programa Coleta Seletiva, e a população pode dar o óleo de cozinha em uma garrafa pet para um carro da Coleta Seletiva, ou entregando para um dos estabelecimentos parceiros.


Na cerimônia de lançamento do projeto, foi realizado o pagamento de R$ 1.200 aos catadores que fazem parte da associação Recinovar. O valor é referente ao recolhimento de 800 litros de óleo doados por toda a população. “Nós estamos fazendo uma força para tirar os catadores do lixão, então, cada litro de óleo coletado, que prejudicaria o meio ambiente, o solo e a água, a empresa recebe R$ 1,50. Esse valor financeiro é revestido para melhorar a renda dos catadores”, esclarece a assessora.

Francisca Emília de Freitas, membro da associação Recinovar, agradeceu o apoio da população de Nova Russas e da prefeita Giordanna Mano. “Eu quero agradecer a todos que trabalham com a gente, a todos os novarussensses que estão ajudando, nos dando essa força, coletando esse material para a gente, e a prefeita Giordanna, por estar nos apoiando”, reconheceu Francisca.