Santa Casa de Sobral inaugura novos serviços com a presença do Ministro da Saúde Marcelo Queiroga

Santa Casa de Sobral inaugura novos serviços com a presença do Ministro da Saúde Marcelo Queiroga


Na manhã desta quinta-feira (12), foi inaugurado na Santa Casa de Misericórdia de Sobral os novos serviços da unidade. O evento contou com a presença do Ministro da Saúde, Dr. Marcelo Queiroga e da Secretária de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Dra. Mayra Pinheiro. Estavam presentes também os Deputados Federais Aj Albuquerque (PP), Moses Rodrigues (MDB) e Capitão Wagner (PROS), além de toda a equipe do complexo. O evento não conto com a presença do prefeito de Sobral, Ivo Gomes e a secretária de saúde do município Regina Carvalho.

Os serviços inaugurados foram a nova Usina de Oxigênio, a nova estrutura do serviço de Quimioterapia e o Acelerador Linear de Partículas instalado no serviço de Radioterapia. Os serviços beneficiarão mais de 1 milhão de pessoas através do Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde investiu 4,5 milhões para compra dos novos serviços.

A inauguração ocorreu com um número limitado de pessoas devido a pandemia do Novo Coronavírus. Durante o evento o ministro da saúde destacou a importância dos complexos Santa Casa de Misericórdia no Brasil, no tratamento dos pacientes e na formação de novos profissionais. O ministro falou sobre a aquisição do acelerador linear, que possibilita o tratamento de quase todos os tipos de cânceres e tumores com maior precisão e com menos efeitos colaterais para o paciente.


Durante a coletiva o ministro foi indagado sobre a compra direta de imunizantes por parte do Governo do Estado do Ceará e sobre a distribuição das vacinas contra a Covid-19, o ministro afirmou que essa semana completa 200 milhões de doses distribuídas para os estados brasileiros, “[tem] essa reclamação de que a distribuição é incorreta, que tá faltando doses. Como que falta doses se já distribuímos 200 milhões de doses? Há estados que já estão vacinando vinte anos”.


Por fim o ministro destacou a importância da segunda dose para maior imunização contra a covid-19. Ainda nesta quinta o ministro visitou o Hospital do Coração de Sobral, unidade de saúde do Complexo Santa Casa e as instalações do curso de medicina do Centro Universitário Inta.

Fotos: Thiago Rodrigues