Feriado de Independência do Brasil; saiba o que abre e o que fecha em Santa Quitéria

Feriado de Independência do Brasil; saiba o que abre e o que fecha em Santa Quitéria


O feriado de Dia da Independência do Brasil acontece nesta terça-feira (7). A data é nacional e causa alteração na operação de instituições bancárias e públicas, além de estabelecimentos do comércio e farmácias.

Supermercados
A orientação da Associação Cearense de Supermercados (Acesu) é de que os supermercados funcionem normalmente na data. 

Lojas e comércio
A abertura de lojas nesta terça é permita pelo Sindilojas, que determinou que o empresário que optar por funcionar siga o do Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho. Pelo atual decreto estadual, o comércio de rua pode abrir das 8h às 22h.

Restaurantes
Conforme o Sindicato dos Bares e Restaurantes do Ceará (Sindrest-CE), a orientação é abrir na data, considerado um feriado importante com alto número de vendas no setor, tendo permissão para funcionar até às 0h.

Bancos
A comemoração do Dia de Independência do Brasil está inserida no calendário de feriados das instituições bancárias, segundo o Sindicato dos Bancários do Ceará, logo as instituições financeiras do Estado não funcionam nesta terça-feira.    

Lotéricas
A data é ponto facultativo para as lotéricas cearenses, conforme o Sindicato das Empresas Lotéricas e Similares no Estado do Ceará (Sindiloce). Ou seja, cabe a cada unidade decidir se abrir ou não.

Farmácias
O feriado é ponto facultativo para farmácias e drogarias, segundo o Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma-CE).

Enel
A Enel Distribuição Ceará informou que montou um esquema de atendimento para o feriado. A companhia mantém equipes trabalhando normalmente durante a data. Na área de atendimento ao cliente, a Central de Relacionamento funcionará 24h por dia, por meio do telefone 0800.285.0196, oferecendo todos os serviços da companhia.

Cagece
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) opera em regime de plantão para atendimento e manutenção das redes de água e esgoto. A empresa orienta os clientes que necessitarem de atendimento durante o feriado entrem em contato pela Central de Atendimento (0800 275 0195) e pelo aplicativo Cagece App (disponível para Android e iOS).