Enem 2021: falta um mês para aplicação das provas

Enem 2021: falta um mês para aplicação das provas

Falta um mês para a aplicação da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Essa avaliação é uma das mais aguardadas pelos vestibulandos, pois possibilita o ingresso em faculdades privadas e públicas por meio da nota obtida no exame.

Nesta edição do Enem, as provas acontecem em duas etapas. A primeira nos dias 21 e 28 de novembro deste ano, para os estudantes que se inscreveram e realizaram o pagamento no período regular, e a segunda, nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, para participantes isentos que participaram da reabertura das inscrições.

Com a aproximação da data, o ideal é focar naqueles conteúdos em que o candidato possua maior dificuldade. A organização sem fins lucrativos Khan Academy separou alguns materiais gratuitos oferecidos em sua plataforma on-line para ajudar nesse processo de estudos.

O gerente de marketing da Khan Academy Brasil, Paulo Bellé, indica que o estudante faça a preparação para a prova com antecedência. "Ao se planejar para o Enem, reserve alguns dias para fazer uma revisão dos conteúdos. Criar uma lista com tudo o que deve ser levado no dia da prova é uma boa estratégia para diminuir a ansiedade", aconselha Bellé.

O Enem contém 180 questões objetivas, sendo 45 questões de quatro áreas de conhecimento e uma redação. No caso das questões objetivas a correção é feita com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Dessa forma, a nota de cada área apresentada nas provas vai depender do nível de dificuldade da questão acertada e da consistência geral das respostas.

Para auxiliar na reta final de estudos, confira as trilhas de cursos gratuitos que a Khan liberou:

1. Prepare-se (1º, 2º e 3º EM) - Matemática

O primeiro ano do Prepare-se para o Ensino Médio é dividido em três módulos e abrange matérias como porcentagem e números irracionais, geometria e probabilidade.

A parte 2 do programa apresenta conceitos de funções e proporções, disponibilizando mais de 2.500 pontos de domínio ao longo do curso. A plataforma encerra o conteúdo no terceiro módulo, no qual é  possível aprender sobre fatoração de polinômios e equações de segundo grau que englobam a fórmula de Bhaskara, agrupamento e quadrados perfeitos.

2. Química Orgânica

Um dos assuntos mais encontrados em provas do Enem, a Química Orgânica torna-se motivo de  preocupação para diversos estudantes. A partir dos principais assuntos abordados, o curso engloba temas como estrutura e ligação, hibridização, conceitos sobre alcanos, cicloalcanos e grupos funcionais; assim como estereoquímica, entre outros conteúdos fundamentais que ajudam o estudante a adquirir habilidade e confiança na hora de resolver as questões de química.

3. Física

O material disponibilizado abarca assuntos como movimento unidimensional e aceleração, movimento bidimensional e ângulo de projéteis, forças e Leis de Newton, força centrípeda, assim como trabalho e energia. Além disso, é possível encontrar ainda mais conteúdo já que o tópico de física é dividido em 19 módulos englobando, inclusive, uma revisão de física avançada.

4. Biologia

O conteúdo de biologia é extenso e está alinhado com a matéria solicitada para o Enem. É possível encontrar assuntos sobre estrutura celular, membranas e transporte, assim como genética e DNA, cobrindo também vírus, bactérias e arqueas. São 37 módulos e através deles é possível se preparar muito bem para a prova.