Prefeitura de Nova Russas promove 1ª Semana Mundial de Alimentação

Prefeitura de Nova Russas promove 1ª Semana Mundial de Alimentação


A Prefeitura de Nova Russas trouxe ao município a primeira ação voltada à Semana Mundial de Alimentação. Foi realizada uma série de iniciativas entre os dias 13 e 15 de outubro, focadas na conscientização da população a respeito da importância de prezar pela saúde durante a escolha dos alimentos.  

O planejamento é o reconhecimento da gestão ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro. “As ações aconteceram em diversos setores, e tiveram como principal objetivo a promoção à saúde e prevenção de enfermidades”, afirma a nutricionista da Equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária (e-NASF-AP), Chrysthyana Sousa.

Na quarta-feira (13/10), foi feita uma roda de conversa com pessoas que sofrem com diabetes e hipertensão, abordando as mudanças que podem ser feitas na alimentação para conter o avanço das doenças. A ação foi realizada na UBS do Alto da Boa Vista. No mesmo dia, os pacientes que estavam na sala de espera para atendimento no Hospital Municipal José Gonçalves Rosa receberam orientações sobre a importância da nutrição em tempos de pandemia.

Na quinta-feira (14/10), os diabéticos e hipertensos foram contemplados com outra roda de conversa, desta vez na UBS do São Francisco. Também foram ofertadas uma atividade de Educação Permanente no Centro de Especialidades da Saúde Dr. Francisco Scarcela Jorge, com uma apresentação de um guia alimentar, e uma ação na sala de espera da Casa de Saúde da Mulher, com as mulheres que aguardavam atendimento no Caminhão da Saúde.  

A programação teve fim na sexta-feira (15/10), considerado o Dia D do evento, com uma palestra para as gestantes e mães no Cras Rodolfo Filho. O tema do evento foi a introdução da alimentação complementar, como uma forma de conscientizar a população sobre a importância de introduzir bons hábitos alimentares às crianças desde a tenra idade.