Prefeitura e estado iniciam obras para reconstruir imagem do ‘santo sem cabeça’ em Caridade

Prefeitura e estado iniciam obras para reconstruir imagem do ‘santo sem cabeça’ em Caridade


A famosa história do santo sem cabeça de Caridade está próximo do fim. A Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP) está realizando uma reforma no local onde existe a antiga estátua. A promessa é de refazer a imagem do Santo Antônio e inaugurar um museu do município, fortalecendo o turismo religioso.

De acordo com a SOP as obras tiveram início em agosto, após Caridade ter sido contemplada com verbas do Estado para a construção do novo monumento religioso em homenagem ao santo padroeiro da cidade, Santo Antônio. Os trabalhos ocorrem no Alto do Serrote, o ponto mais alto de Caridade, que fica bem no Centro do município, onde existe a famosa estátua de Santo Antônio sem a cabeça.

De acordo com a Superintendência a fase inicial do projeto consiste na construção de uma nova estátua com 36 metros de altura, acompanhada de um edifício-base de dois pavimentos, contendo capela, loja de artigos religiosos, mezanino e terraço para os visitantes apreciarem a paisagem do alto do Serrote. O corpo da atual imagem, sem a cabeça, deve ser demolido.


Conforme a SOP-CE as obras tem o objetivo de fortalecer as tradições religiosas fomentando a cultura e o turismo. Quando estiverem prontas, as obras com a imagem do novo santo erguido no ponto mais alto de Caridade, devem inserir o município no calendário do turismo religioso do Ceará, fortalecendo as tradições e os festejos no município em alusão a Santo Antônio, assim como já ocorre no município vizinho de Canindé, onde os moradores homenageiam São Francisco.

Hoje Caridade já está na rota do turismo religioso, mas pelo aspecto curioso do santo sem cabeça que existe no Morro do Serrote. As obras tiveram início ainda na década de 80. Não há uma versão oficial que comprove porque as obras pararam justamente faltando a cabeça do santo. A mais comum na cidade é que a cabeça foi construída numa rua e ficado pesada demais para ser levada até o alto. Além disso o peso de toda a estátua não seria suficiente para suportar o peso da cabeça construída com cimento puro.

Revista Central