Presidente turco declara guerra total às criptomoedas

Presidente turco declara guerra total às criptomoedas


Durante uma reunião com diversos estudantes, Recep Tayyip, o atual presidente da Turquia, afirmou que o país vai entrar em guerra total contra as criptomoedas. Quando perguntado sobre a posição do Banco Central com relação ao tema, Recep disse o seguinte:
 
“Temos uma guerra separada, uma luta separada contra elas [criptomoedas]. No momento, continuaremos nosso caminho com nosso próprio dinheiro, que é a nossa principal identidade”. Enquanto isso, Binali Yildirim, que é ex-primeiro ministro, também fez algumas declarações que chamaram muita atenção de quem foi vítima de golpes com criptos.
 
“As criptomoedas, infelizmente, abrem portas para problemas. Portanto, é algo que precisa de um controle sério. De certa forma, as vendas são feitas para um futuro imaginário, e depois disso, vimos maus exemplos disso, assim como as vítimas. Mas no futuro, é claro, com sua discrição, pode ser necessário fazer alguns arranjos como um estado, como um governo, a fim de evitar esses abusos e erros. Os estudos já foram iniciados”, disse o ex-ministro turco.
 
Como um dos países que têm amplo conhecimento sobre criptomoedas, a Turquia tem grandes oportunidades de se destacar nesse mercado. Entretanto, as autoridades financeiras do país insistem em censurar e proibir as criptos. Essas autoridades, que estão trabalhando com a lira turca digital, definem as criptomoedas apenas como ativos especulativos.
 
Em abril de 2021, o Banco Central Turco proibiu alguns pagamentos de produtos e serviços utilizando criptomoedas. Isso significa que empresas locais atualmente não estão autorizadas a aceitar criptomoedas como meio de pagamento.

Como isso afeta o mercado turco?
Incerteza dentro da regulamentação, volatilidade alta, e até mesmo crimes foram citados como motivos para a decisão do governo. As declarações do atual presidente, alinhadas com o Banco Central Turco, mostram um futuro incerto para o setor de cripto na Turquia. Entretanto, a lira turca digital vem sendo desenvolvida a todo o vapor.
 
A primeira fase do projeto vai passar por uma série de testes, a fim de conseguir determinar qual é a viabilidade desse projeto como um todo. Os resultados desses testes vão ser anunciados apenas no próximo ano. O principal ponto aqui é que as criptomoedas são descentralizadas, e estão fora do alcance de qualquer pessoa, seja o presidente turco ou o papa.
 
Em outras palavras, tudo o que o presidente turco pode fazer é tentar dissuadir os turcos de investirem nesse tipo de ativo. O principal problema aqui são as proibições internas dentro do país, mas isso pode ser burlado, afinal de contas, as transações peer-to-peer podem ser feitas sem que o governo esteja envolvido.
 
Isso permite aos turcos ainda assim ter liberdade econômica, e proteger seus Bitcoins e outras criptomoedas de formas eficientes, já que trata-se de um setor econômico completamente descentralizado.

Por que tantos países têm medo do Bitcoin?
A verdade é que, caso o Bitcoin realmente alcance seu objetivo, se tornando uma moeda completamente descentralizada, muito provavelmente as moedas fiduciárias podem acabar se tornando completamente obsoletas, e isso para a economia de qualquer país é simplesmente algo terrível.
 
Não é à toa que a grande maioria dos países tem se esforçado muito para fazer com que as criptomoedas sejam regulamentadas e tributadas o quanto antes, de forma que o setor de cripto acabe sendo limitado e colocado em uma coleira estatal. Muitas especialistas prevêem que a ‘’morte’’ do Bitcoin vai acontecer nas mãos dos governos internacionais, que vão se sentir ameaçados por ele.
 
Dissuadir a população é a forma mais fácil de começar esse processo, e é isso que o governo turco parece estar fazendo. Mas as reais intenções por trás das atitudes do governo turco ainda são um verdadeiro mistério.
 
A forma de combater isso é por meio da educação, mostrando para as pessoas como entrar no setor de cripto, falando sobre como funciona o blockchain e a tecnologia por trás dele. Muitas pessoas ainda têm medo, e esse medo é causado pela falta de conhecimento. E se você está procurando por um lugar confiável, onde possa aprender mais sobre criptoativos, acesse Bitcoin Evolution.
 
Se realmente quisermos que o cenário mude, e que o Bitcoin e as outras criptomoedas continuem descentralizados e livres de interferência, então é necessário começar a tomar uma ação agora mesmo, para evitar que no futuro mais países tomem decisões como a do presidente turco, que influenciam diretamente na liberdade financeira da humanidade como um todo.