WhatsApp, Facebook e Instagram voltam a dar problema hoje, 8

WhatsApp, Facebook e Instagram voltam a dar problema hoje, 8

 

WhatsApp, Instagram e Facebook voltaram a dar problema hoje, sexta, 8 de outubro  (08/10), quatro dias depois da pane mundial que deixou o trio fora do ar, na segunda, 4 de outubro (04/10). Dessa vez os aplicativos apresentaram apenas uma instabilidade, diferente do apagão da segunda, 4, quando os apps ficaram totalmente fora do ar durante toda a tarde, sem nenhuma previsão de volta, só voltando no começo da noite.

Nesta sexta, por meio de plataformas como Twitter, os usuários se queixaram problema, que tem sido relatado desde as 15h20min, segundo o site Downdetector, conhecido por apontar falhas em serviços na internet. No site, além do Facebook e Instagram, o WhatsApp aparece com reclamações sobre o seu funcionamento, mas segue normalizado até o momento. 

A instabilidade parece, mais uma vez, ter afetado usuários de todo o mundo. Após o apagão, a empresa de Mark Zuckerberg veio a público com algumas explicações sobre o problema. Segundo a companhia, a pane global foi causada por erro interno durante um "trabalho de manutenção de rotina" e não foram encontradas evidências de que dados de usuários foram comprometidos.

A empresa de Zuckerberg informou em nota que as alterações de configuração mudaram a forma com que os centros de processamento de dados da rede se comunicavam, o que causou um "efeito cascata" capaz de derrubar o Facebook, o WhatsApp e o Instagram. Segundo a empresa, o apagão também afetou os serviços internos, o que dificultou o diagnóstico.

"Durante um trabalho de manutenção de rotina, um comando foi emitido com a intenção de avaliar a disponibilidade da capacidade global de backbone, que involuntariamente derrubou todas as conexões em nossa rede", afirmou Santosh Janardhan, vice-presidente de engenharia e infraestrutura do Facebook, no início da semana.

O povo