Primeira etapa do Enem 2021 acontece neste domingo (21); mais de mil estudantes de Santa Quitéria farão as provas

Primeira etapa do Enem 2021 acontece neste domingo (21); mais de mil estudantes de Santa Quitéria farão as provas


A primeira prova da edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (21). Em Santa Quitéria, 1.017 estudantes estão inscritos, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sendo o menor número de pessoas participando nos últimos anos. Na edição do ano passado, foram 1.314 inscrições, todavia, terminou com um elevado percentual de abstenção. 

Nesta primeira etapa, os candidatos respondem a 90 questões objetivas, sendo 45 delas relacionadas ao conhecimento sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e as demais sobre a aplicabilidade das Ciências Humanas e suas Tecnologias. O primeiro dia de provas também inclui a redação com proposta dissertativa-argumentativa.

Os portões dos locais de prova serão abertos ao meio-dia e serão fechados às 13h, no horário de Brasília no domingo (21). A primeira prova tem duração total de 5h30. O horário de aplicação é das 13h30 às 19h. Os candidatos devem permanecer por pelo menos duas horas na sala de aplicação de exames e só poderão deixar o local de prova após as 15h30. Só poderão levar o caderno de provas para casa aqueles que ficarem na sala até as 18h30.

O Inep recomenda que os estudantes não esqueçam de conferir o documento de identificação original e com foto, que deve ser apresentado no dia do exame. A lista de documentos aceitos pode ser conferida no site da instituição. Caso não tenha como apresentar o original do documento oficial de identificação, seja por perda, extravio, furto ou roubo, deve-se apresentar um boletim de ocorrência registrado há, no máximo, 90 dias e submeter-se a uma identificação especial, que inclui coleta de informações pessoais.

O Inep reforça que os participantes só poderão ficar nos locais de prova se estiverem usando máscaras apropriadas. Os estudantes precisam levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, documento de identificação válido e máscara de proteção contra a Covid-19. Também é aconselhável ter em mãos álcool em gel, cartão de confirmação da inscrição e declaração de comparecimento impressa, caso seja necessário justificar a presença no exame.