Dois municípios do Ceará registram tremores de terra

Dois municípios do Ceará registram tremores de terra


Um tremor de terra de magnitude preliminar 2.7 na escala Richter (mR) foi registrado nos municípios de Tianguá, região noroeste do Ceará, a 319 km de Fortaleza, e Frecheirinha, distante 285 km da Capital. O abalo sísmico aconteceu por volta das 12h19min desta terça-feira, 7. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (Cedec), não foram reportados casos de vítimas ou danos decorrentes do tremor.

O tremor foi sentido na zona rural de Tianguá. Segundo relatos de moradores, o evento sísmico durou cerca de cinco segundos. O evento também pode ser sentido no município de Frecheirinha.


A ocorrência foi registrada pelas estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que faz monitoramento de toda atividade sísmica do nordeste. O LabSis tem estações no Ceará nos municípios de Sobral, Morrinhos, Cascavel, Pedra Branca, Palhano e Mauriti.

O último evento registrado no Estado ocorreu na noite da segunda-feira, 6, na região do município de Russas, com magnitude preliminar 1.8 mR. No último mês de novembro, tremores de terra também foram detectados no município de Chorozinho, com magnitude 1.3 mR, e no município de Palhano, com 1.6 mR. Ambas ocorrências foram registradas na sexta-feira, 19.

O POVO