IPVA 2022: confira as datas de pagamento e a tabela de valores no Ceará

IPVA 2022: confira as datas de pagamento e a tabela de valores no Ceará


A Secretária da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) divulgou nesta terça-feira (28), os valore e datas de pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) 2022, assim como dos descontos disponíveis para os proprietários dos veículos.

Segundo informado pela Sefaz, os boletos para o pagamento estarão disponíveis a partir do dia 03 de janeiro de 2022. O motorista poderão ter acesso ao boleto através do site da Secretaria ou do aplicativo "Meu IPVA", disponível para Android e IOS.

Em 2022, os proprietários terão dois tipos de desconto no pagamento do imposto de acordo com a forma de pagamento escolhida. Para o pagamento à vista o desconto será de 10%, enquanto o pagamento de forma parcelada terá desconto de 5% e poderá ser feito em até cinco parcelas, conforme aprovado pela Assembleia Legislativa.


Para quem aderiu ao desconto do Sua Nota tem Valor, há ainda os adicionais de até 5%. O prazo para acúmulo de pontos encerrou-se no final de novembro. As pessoas cadastradas no programa podem conferir o desconto pelo site ou no App do Sua Nota Tem Valor, na opção Pontuação IPVA. 

De acordo com o calendário disponível, o pagamento em parcela única vence no dia 31 de janeiro de 2022. Já as parcelas do pagamento parcelado vencem no dia 10 de cada mês, começando em fevereiro.

Confira o calendário de pagamento do IPVA 2022:
  • Parcela única (desconto de 10%): 31 de janeiro
  • 1ª parcela: 10 de fevereiro
  • 2ª parcela: 10 de março
  • 3ª parcela: 11 de abril
  • 4ª parcela: 10 de maio 
  • 5ª parcela: 10 de junho

Tabela de Valores
A tabela com os valores conforme cada tipo de veículo está disponível em uma tabela que pode ser acessada através do link. Segundo o Diário do Nordeste, Em 2022, cerca de 2,34 milhões de veículos serão tributados. O Estado deve arrecadar R$ 1,45 bilhão. Do total recolhido, 50% pertencem ao Tesouro Estadual. Os outros 50% são destinados aos municípios onde os veículos estão licenciados.

Veículos fabricados até o ano de 2006 estarão insentos do pagamento do IPVA em 2022 no Ceará. Também tem direito a inseção pessoas com deficiência, proprietários de maquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano e metropolitano.