O que abre e fecha em Santa Quitéria no feriado de Natal; sexta (24/12) e sábado (25/12)

O que abre e fecha em Santa Quitéria no feriado de Natal; sexta (24/12) e sábado (25/12)


Nos dias 24 e 25 de dezembro é comemorado o Natal, festa mundialmente conhecida que representa muito movimento para o comércio de Santa Quitéria. Apesar de o feriado ser apenas no sábado, 25, alguns órgãos e estabelecimentos fecham as portas ou funcionam em horário diferenciado já na sexta, 24. Veja os horários de funcionamento e o modo de operação de alguns setores nas datas abaixo.

Independente da religião, praticamente todas as pessoas celebram as festividades natalinas, cada família à sua maneira. As festas começam na véspera de Natal, dia 24 de dezembro, quando as pessoas se reúnem para a ceia e trocam presentes. No cristianismo, a palavra Natal significa “nascimento” e celebra o dia em que o Menino Jesus nasceu.

Supermercados
Na sexta, 24, os supermercados funcionam normalmente, segundo o horário definido pelas próprias instituições. De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho, os supermercados só fecham nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, em todos os demais feriados o funcionamento é normal.

Agências bancárias
No dia 24 de dezembro será estabelecido horário especial de funcionamento, mas os bancos devem garantir o mínimo de duas horas de atendimento ao público, ou seja, das 10 às 12 horas. O sábado, 25, não é considerado dia útil para fins de operações.

Órgãos e repartições públicas
24 de dezembro é véspera de Natal e portanto é ponto facultativo após às 14 horas. Ficando a cargo dos órgãos definir o horário de encerramento do expediente. No dia 25, não haverá funcionamento.

Postos de gasolina
Os postos de gasolina terão funcionamento normal em todo o estado. Conforme o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais do Estado do Ceará (Sindipostos), alguns abrem às 6 horas e fecham às 22 horas, mas outros postos, especialmente em autoestradas, funcionam 24 horas.

Lotéricas
De acordo com o Sindicato das Empresas Lotéricas e Similares do Estado do Ceará (Sindiloce), o funcionamento das lotéricas no feriado é de escolha de cada unidade, seguindo acordo com funcionários. Seguindo orientação da Caixa Econômica Federal, na sexta, 24, as lotéricas não terão seu horário de funcionamento alterado, no entanto, o pagamento de boletos bancários encerrarão às 14 horas. Outros serviços continuam normalmente até o fim do dia.

Lojas do centro
Desde quinta, 23, as lojas de rua ficam abertas até as 19 horas, e na sexta-feira, 24, até às 18 horas. O horário foi estendido para atender à demanda de consumidores.