Prefeita Giordanna Mano decreta proibição de fogos de artifícios barulhentos em Nova Russas

Prefeita Giordanna Mano decreta proibição de fogos de artifícios barulhentos em Nova Russas


A prefeita Giordanna Mano decretou, na última sexta-feira (17/12), a proibição da queima de fogos barulhentos. O Decreto Municipal Nº 090, do dia 17 de dezembro de 2021, estabelece que a decisão tem como finalidade proteger as crianças, idosos, os animais, e as pessoas com deficiências, em especial, as portadoras do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nesta época de fim de ano.

“Temos que ter todo o cuidado, principalmente com as crianças com necessidades especiais, incluindo as autistas, assim como os idosos e os animais também”, declarou a gestora. Segundo especialistas, a queima de fogos barulhentos pode causar traumas irreversíveis na população mencionada, podendo levar ainda a morte de animais de estimação, como cachorros e gatos, que possuem uma audição mais sensível.

O decreto reafirma ainda que não será o proibido o uso dos fogos de artifício como espetáculo visual, desde que sejam silencioso. “O benefício do espetáculo de fogos de artifício é visual e pode ser alcançado com uso de artigos pirotécnicos sem estampido, também conhecidos como fogos de vista ou visuais”, esclarece o documento.

A decisão abrange, além dos fogos de artifício, as bombas, os morteiros, rojões e outros artefatos que causem poluição sonora, como estouros ou estampidos, e possui alcance em todo o território municipal, desde áreas públicas e locais privados, além da zona rural e urbana.

“Esse tipo de artefato traz diversos prejuízos às crianças, aos animais, aos idosos, então eu não vejo o porque de ainda ser utilizado algo de desrespeita tanto a sociedade”, destacou a prefeita Giordanna Mano, ao explicar a decisão.