Santa Quitéria é citada como uma das melhores cidades do Ceará para se observar o céu

Santa Quitéria é citada como uma das melhores cidades do Ceará para se observar o céu


No interior cearense, longe de todas as luzes de postes e dos prédios das grandes cidades, o céu é destaque para os fenômenos astronômicos e por consequente, os amantes do turismo de observação se deleitam com isso. Estudiosos elencam Santa Quitéria como uma das melhores para se observar o céu em busca de acompanhar eclipse, cometas, conjunções de planetas, além de um forte potencial para este turismo.

É possível ver os eventos astronômicos dos hemisférios norte e sul, sendo possível identificar foguetes lançados da Guiana Francesa e China, por exemplo. Objetos nas redondezas do centro galáctico, como as Nebulosas Trífida e da Lagoa, também são avistadas. Para estes astrônomos, ficar “a meio caminho de lugar nenhum” permite enxergar a beleza escondida pelo cenário urbano e a riqueza para estudos científicos.

"A região rural de Santa Quitéria é absolutamente excelente, um dos melhores céus que eu já vi, porque é muito escuro e você consegue ficar afastado da sede do município", analisa o astrônomo amador Lauriston Trindade.

Outros municípios como Quixadá, Crateús, Tauá, Parambu e Pindoretama são enfatizados pelos grupos que saem pelo interior afora em busca dessa contemplação.