Teste que detecta dois tipos de gripe e Covid-19 é disponibilizado em farmácias do Brasil

Teste que detecta dois tipos de gripe e Covid-19 é disponibilizado em farmácias do Brasil

Com o avanço da variante Ômicron e o surto de gripe impulsionado pelo vírus H3N2, laboratórios e hospitais passaram a oferecer um novo teste 3 em 1, que detecta a Covid-19 e dois tipos de influenza. O modelo facilita o diagnóstico de médicos e acelera a escolha do tratamento. 

O setor de farmácias estima que 700 unidades pelo País já realizam o teste 3 em 1. De acordo com a Associação Brasileira de Farmácias (Abrafarma), mais de 10 mil testes já foram realizados só em dezembro. A testagem, no en çtanto, só é recomendada para quem vem tendo sintomas de gripe ou Covid com três a seis dias de duração, ou para quem teve contato com alguém contaminado.

O modelo já existe desde abril, mas era pouco vendido até então. Apesar de detectar o tipo de vírus, o teste não detecta a variante, o que só pode ser feito por sequenciamento genético. Embora seja um teste mais completo, o custo não tende a ser mais alto que o antígeno que detecta apenas coronavírus.

A maioria dos exames realizados aponta para casos de gripe. Entre os testes com suspeita de influenza no País, 48% dão positivo, enquanto apenas 3% dos testes para Covid-19 realmente são positivos para o coronavírus.

OPOVO