Cirurgias eletivas são suspensas em todos os hospitais da rede estadual no Ceará

Cirurgias eletivas são suspensas em todos os hospitais da rede estadual no Ceará

 

As cirurgias eletivas nos hospitais públicos estaduais do Ceará estão suspensas, conforme a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O órgão informou que a decisão foi tomada em decorrência do aumento de casos Covid19 e de síndrome gripal.

A Sesa disse ainda que a iniciativa está prevista dentro do plano de contingência de enfrentamento à pandemia e ocorre para adequação da rede hospitalar para tratamento desses pacientes.

Em outubro de 2021, o governador Camilo Santana lançou o programa Plantão Cirurgias 24h para realizar 30 mil cirurgias eletivas em todas as regiões de saúde do estado do Ceará. Os procedimentos foram afetados e ficaram reprimidos em decorrência da segunda onda da pandemia de Covid-19.

Esta não é a primeira vez que o Ceará toma medida similar por conta da pandemia. O estado estimou suspender mais de 5 mil cirurgias no começo da primeira onda de Covid-19, em abril de 2020. A decisão também foi aplicada no começo de 2021, quando o estado enfrentava a segunda onda de coronavírus.

G1 CE