Santa Quitéria tem apenas 851 crianças cadastradas para receber a vacina contra Covid-19

Santa Quitéria tem apenas 851 crianças cadastradas para receber a vacina contra Covid-19


De acordo com a plataforma do IntegraSUS, atualizada no último dia 11, apenas 851 crianças do município de Santa Quitéria estão aptas a tomar a vacina contra Covid-19 e já constam no Saúde Digital. 

O cadastro foi aberto em 16 de dezembro e o número ainda é bastante aquém se levado em conta o grande público que esta faixa etária representa - de 05 a 11 anos -, no entanto tem aumentado neste mês de janeiro. Só nestes primeiros dias do ano, 515 menores já foram validados.

O Ceará deve começar a vacinação na próxima segunda-feira (17). A estimativa é que as doses das vacinas destinadas para o público sejam enviadas pelo Ministério da Saúde entre o dia 15 e segunda. Não será exigida receita médica e é obrigatório o cadastro no Saúde Digital. O processo seguirá as faixas etárias por ordem decrescente.

A formulação da vacina infantil, segundo a Sesa, será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), com pelo menos oito semanas de intervalo entre a primeira e a segunda dose. A tampa do frasco virá na cor laranja para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também por pais, mães e cuidadores – em vez da tampa de cor lilás, utilizada para aplicação com pessoas das outras faixas etárias. 

Em outubro, a Pfizer informou que a vacina é segura e mais de 90,7% eficaz na prevenção de infecções neste público.