Santa Quitéria tem aumento na procura pela vacina da gripe


O aumento de casos de Influenza e outras síndromes gripais em Santa Quitéria gerou uma corrida ao Centro de Saúde Dr. Otávio Lobo em busca da vacina contra a gripe.

De acordo com a coordenadora de Imunização Emanuela Barbosa, o município recebeu uma doação de doses através da rede de farmácias Pague Menos. Com isto, estão sendo dadas prioridades nesta semana aos idosos, crianças e gestantes que ainda não tomaram no ano de 2021.

A vacina em questão protege contra quatros cepas do vírus influenza: A H1N1, A H3N2 e mais duas da B. Além da proteção contra os vírus em si, a vacinação também tem como benefício o impedimento de sintomas mais sérios característicos da gripe, como febre alta, calafrios, dor de cabeça, tosse seca e complicações respiratórias agudas. 

As pessoas que tomaram na campanha de vacinação do ano passado deverão aguardar o período anunciado pela Secretaria de Saúde para receberem a aplicação de 2022. Há expectativa para que, a partir de fevereiro, o Ministério da Saúde comece a distribuir as doses. O governo municipal aguarda as determinações e orientações federais e estaduais sobre o início da campanha contra a gripe, assim como o envio de lotes de imunobiológico para operacionalização.
Postagem Anterior Próxima Postagem