Consórcio Santa Quitéria faz visita à UFC para conhecer oferta de cursos e discutir possíveis parcerias


Integrantes do Consórcio Santa Quitéria, grupo formado para tomar a frente do projeto de exploração de fosfato e urânio da mina de Itataia, localizada no município cearense que leva o nome do consórcio, visitaram à Reitoria da Universidade Federal do Ceará na tarde da última quinta-feira (10). O objetivo dos empresários foi conhecer a oferta de cursos e projetos de desenvolvimento da UFC e discutir possíveis parcerias.

O consórcio é formado pela Indústrias Nucleares do Brasil (INB) – empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia que exerce o monopólio da produção e comercialização de materiais nucleares – e pela empresa privada do ramo de fertilizantes Galvani. A comitiva vem realizando reuniões com o setor produtivo cearense à medida que o projeto de exploração da mina avança. No momento, conforme o gerente de Projetos da Galvani, Alberto Magno de Castro, o empreendimento está em processo de licenciamento e seguirá as etapas previstas na lei.

Além de buscarem informações sobre os cursos da UFC que podem ter interação com as atividades do projeto, os integrantes da comitiva também procuraram saber sobre as possibilidades de parceria com a Universidade, incluindo a capacitação de mão de obra local para atuar na usina em planejamento.

Os empresários foram recebidos pelo reitor Cândido Albuquerque e pelo pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque. “Temos buscado colocar à disposição a nossa inteligência acadêmica para resolver os problemas da indústria”, defendeu o reitor. Cândido Albuquerque destacou, durante o encontro, a diversidade e a qualidade dos laboratórios da UFC e o alto nível dos professores e do corpo discente.

Representando a INB, estiveram presentes Carlos Freire Moreira (presidente), Rogério Carvalho (diretor de Recursos Minerais), Edmundo Ribeiro (chefe da Assessoria Corporativa de Licenciamento Nuclear e Ambiental) e José Roberto de Alcântara e Silva (coordenador do Projeto Santa Quitéria). Já pela Galvani, participaram do encontro Marcos Stelzer (presidente), Ricardo Neves de Oliveira (diretor-técnico de Projetos) e Alberto Magno de Castro (gerente de Projetos).

UFC
Postagem Anterior Próxima Postagem