Máscaras N95 e KN95 são as mais vendidas no centro de Santa Quitéria; saiba a diferença entre os dois produtos

Foto: Viviany Morais / AVSQ

Em vigor desde o final de janeiro, a obrigatoriedade de máscaras do tipo N95 ou similares para trabalhadores de serviços essenciais têm se refletido nos estabelecimentos comerciais de Santa Quitéria, principalmente as farmácias que aumentaram bastante a venda. A Voz de Santa Quitéria visitou seis drogarias na cidade e constatou a grande procura e em algumas delas que chegou a zerar o estoque do modelo, mas tentando repor na medida do possível.

Na maioria dos comércios ouvidos, as pessoas no geral têm optado por adquirir em quantidade ao invés da caixa. Um dos que mais tem comprado o produto são os profissionais da educação. Além da N95, a KN95 tem sido bastante comercializada, apesar de que não possui o mesmo padrão de qualidade do que a outra. 

Dependendo da fabricante, as máscaras N95 podem ser utilizadas por um período entre sete e 15 dias, desde que corretamente conservadas. Estudo do Instituto Max Planck, da Alemanha, publicado em dezembro do ano passado, mostra que estes produtos protegem até 75 vezes mais do que os modelos de pano ou cirúrgicos. Para isso, no entanto, é necessário que estejam bem ajustadas, de modo a impedir a passagem de ar pelas bordas da boca ou do nariz. 

KN95 e N95: há diferença entre essas máscaras de proteção?
A primeira tem o padrão chinês, embora não tenha o mesmo nível de qualidade. Numa pesquisa feita pelo NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Healt – agência federal dos EUA), as máscaras KN95 não têm a eficiência mínima de 95%. Já a N95 tem eficiência maior, em média 95% na filtração.

Embora o uso dessas máscaras não elimine totalmente os riscos, e mais ainda se houver um mau uso. Todavia, seu uso contribui e muito para a proteção do usuário. Desse modo, a ANVISA e o NIOSH resolveram manter como recomendadas para uso, as máscaras tipo PFF2, equivalentes a N95, recomendadas para a prevenção do COVID-19.
Postagem Anterior Próxima Postagem