A paciente Izabel Loiola, que está em tratamento paliativo contra a leucemia, realizou o sonho de rever o mar nesta terça-feira (8), em Fortaleza. Internada desde o último mês de dezembro, Izabel não escondeu a emoção de poder colocar os pés nas areias da Praia de Iracema e sentir o toque das ondas.
"Eu amo o mar. O mar me dá paz. Quando eu estava muito atribulada e morava por aqui, eu ia para a praia e ficava escutando o som das ondas e aquilo me acalmava, me trazia muita paz. Foi muito mais do que eu esperava, isso é pura felicidade", disse.
Desde setembro do ano passado, Izabel está em tratamento contra um câncer no sangue. Ela foi surpreendida por um quadro de anemia meses antes e não demorou para sentir os sintomas, como febre e dores intensas. Ela já realizou três sessões de quimioterapias, mas os médicos observaram uma dificuldade de progressão das células.
A paciente está sendo acompanhada pelos profissionais de hematologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), conforme Cinara Franco, coordenadora de cuidados paliativos do hospital.
"É uma caminhada difícil em que sofre o paciente, sofre a família toda do paciente, todo mundo que está ao lado. Então a gente tem uma equipe multi, composta por psicólogo, assistente social, enfermeiros, médicos, que dão todo esse olhar diferenciado, não só o olhar médico nem só o controle de sintomas físicos como dor, falta de ar, mas também esse outro lado de entender que quando as pessoas estão doentes ficam mais carentes", explica.
G1 CE