Paciente em tratamento paliativo contra o câncer realiza desejo de rever o mar no Ceará

 

A paciente Izabel Loiola, que está em tratamento paliativo contra a leucemia, realizou o sonho de rever o mar nesta terça-feira (8), em Fortaleza. Internada desde o último mês de dezembro, Izabel não escondeu a emoção de poder colocar os pés nas areias da Praia de Iracema e sentir o toque das ondas.

"Eu amo o mar. O mar me dá paz. Quando eu estava muito atribulada e morava por aqui, eu ia para a praia e ficava escutando o som das ondas e aquilo me acalmava, me trazia muita paz. Foi muito mais do que eu esperava, isso é pura felicidade", disse.

Desde setembro do ano passado, Izabel está em tratamento contra um câncer no sangue. Ela foi surpreendida por um quadro de anemia meses antes e não demorou para sentir os sintomas, como febre e dores intensas. Ela já realizou três sessões de quimioterapias, mas os médicos observaram uma dificuldade de progressão das células.

A paciente está sendo acompanhada pelos profissionais de hematologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), conforme Cinara Franco, coordenadora de cuidados paliativos do hospital.

"É uma caminhada difícil em que sofre o paciente, sofre a família toda do paciente, todo mundo que está ao lado. Então a gente tem uma equipe multi, composta por psicólogo, assistente social, enfermeiros, médicos, que dão todo esse olhar diferenciado, não só o olhar médico nem só o controle de sintomas físicos como dor, falta de ar, mas também esse outro lado de entender que quando as pessoas estão doentes ficam mais carentes", explica.

G1 CE

Postagem Anterior Próxima Postagem