Prefeitura de Nova Russas promove Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência

 

A Prefeitura de Nova Russas deu início, na última terça-feira (01/02), à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, uma campanha que busca informar a população sobre medidas preventivas e educativas que são necessárias para reduzir a incidência de casos deste tipo no município.

A gravidez durante a adolescência, período compreendido entre os 10 e 20 anos de idade, é considerada de alto risco devido à probabilidade maior que ocorra complicações na gestação, como o parto prematuro; a presença de anomalias ou doenças congênitas, como a síndrome de down; e o recém-nascido pode nascer com circunferência craniana, torácica ou abdominal incompatíveis, ocasionando em dificuldades na sucção e amamentação.

Mas além dos riscos biológicos, tanto para o bebê quanto para a mãe, a gravidez na adolescência pode ser agravada por diversos contextos sociais que são comuns nesta situação. “Essa gestação também traz algumas situações de cunho social, como o abandono à escola porque tem que cuidar da criança, a defasagem escolar e do aprendizado. Então são situações que a menina que vem a ter a gravidez de forma precoce pode passar”, afirmou a assistente social Sol Rocha, que é a articuladora do Selo no Município.

A iniciativa é uma parceria intersetorial entre as secretarias da Prefeitura, que compõem uma programação que se estenderá até a próxima terça-feira (08/02). O projeto leva atividades à população através de ações, como rodas de conversa e palestras, nos espaços públicos. A programação será encerrada com uma transmissão ao vivo, que estará disponível na página do Facebook da Prefeitura.



Postagem Anterior Próxima Postagem