Dia do Telefone: Apenas 226 telefones fixos estão ativos em Santa Quitéria, enquanto mais de 25 mil celulares estão em uso no município


A ideia para a criação do telefone fixo surgiu em 1870, através do inventor e empresário Alexander Graham Bell, mas o primeiro registro de transmissão de voz pelo aparelho só ocorreu seis anos depois, em 10 de Março de 1876, marcando essa data como o dia do telefone.

Por muitos anos o telefone fixo foi o principal meio de comunicação na sociedade, entretanto com o advento da modernização esse aparelho foi ganhando diversas variações chegando até o celular móvel como o conhecemos atualmente. Devido a adesão da população aos smartphones, o número de telefones fixos veem sofrendo uma crescente queda nos últimos anos.

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em 2021 a quantidade de telefones no Brasil era 28,7 milhões, cerca de 9,5% a menos do que em 2020, que possuía 31,7 milhões de aparelhos. Em Santa Quitéria o uso do telefone fixo também está em constante queda.

Segundo a Inteligência em Comunicações (Teleco), em 2020, apenas 226 telefones fixo estavam em uso em Santa Quitéria, sendo a maioria de uso de empresas, cerca de 67,70% do total de aparelhos. Já os telefones celulares possui maior número de usuários, cerca de 25.425, divididos entre as atuais três operadoras (Tim, Claro e Vivo).

A tendência é que nos próximos anos o uso de telefone fixo fique cada vez mais raro, com provável desaparecimento total. A partir de 2025, a contratação de linhas telefônicas não será mais possível devido o Projeto de Lei 79, que encerra a concessão de telefones fixos no Brasil. Atualmente o projeto está parado no Congresso.
Postagem Anterior Próxima Postagem