Hemoce recebe doações de sangue nesta quinta (24) em Santa Quitéria

Foto: Viviane Morais

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) está visitando Santa Quitéria nesta quinta-feira (24) para arrecadação de doações de sangue no município. Esta é a primeira visita do Centro a Santa Quitéria em 2022 e as doações começaram às 08h e vão até às 14h, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT).

A Campanha de Doação de Sangue vem tendo uma ótima adesão em Santa Quitéria, com média de 100 doadores agendados para esta quinta. As doações estão sendo realizadas através de agendamento, mas o Hemoce também está aceitando doações sem agendamento prévio. Os interessados em doar precisam se deslocar até o CVT portando documento com foto atualizados (RG ou CNH), estar bem alimentado e descansado, ter mais de 18 anos e peso acima de 50kg. Não é ideal que o doador tenha consumido bebida alcoólica horas antes da doação.

De acordo com Neto Farias, enfermeiro do Hemoce, as pessoas que irão fazer sua primeira doação precisam preencher um cadastro com seus dados pessoais e passar por uma entrevista para que seja avaliada seu estado de saúde. “São inúmeras perguntas que a gente tem que colocar como critério, para que a gente possa coletar um sangue de boa qualidade porque o sangue é essencial, a gente sabe disso, e muitas pessoas precisam do sangue”, afirma.

O enfermeiro ainda reforça que as doações são muito importantes e que as pessoas que estiverem com sua doação agendada, mas que não poderão comparecer nesta quinta-feira informe ao Hemoce sua falta para que os demais doadores sejam realocados de horário.

Além de ajudar a salvar vidas, o doador de sangue ainda tem benefícios como a isenção do pagamento da matricula em concursos. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.
Postagem Anterior Próxima Postagem