Resultado da primeira chamada do Prouni é divulgado. Veja cronograma

 

A lista de aprovados na 1ª chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o primeiro semestre de 2022 foi divulgada nesta quarta-feira (2/3). Para consultar o resultado, basta acessar o portal do Prouni.

Os selecionados nesta primeira etapa têm entre os dias 3 e 14 de março para comprovar os dados de seleção. Depois, em 21 de março, serão divulgados os nomes dos estudantes aprovados na 2ª chamada. Eles terão entre 21 e 29 de março para comprovar informações no sistema.

O Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior.

“O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior, além de professor de escola pública que passa a poder concorrer às bolsas mesmo já tendo uma graduação, de acordo com a Medida Provisória nº 1.075, de 6 de dezembro de 2021”, informou o Ministério da Educação (MEC).

Até o início deste ano, só poderiam participar do programa os candidatos que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, no fim de fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro (PL) editou decreto a fim de autorizar a utilização, pelo Prouni, das notas do Enem de 2019 e 2020, com objetivo de aumentar a adesão de estudantes no programa.

A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Segundo comunicado veiculado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o ato servirá para “adequar” a legislação que rege o Prouni, uma vez que a pandemia da Covid-19 acabou “ocasionando atrasos nas últimas edições do Enem”.

Outra norma para participar do programa é ter obtido menos ao 450 pontos na média das notas do Enem, além de ter redação com nota maior que zero. Também devem ser seguidos os seguintes critérios:

  • Ter cursado ensino médio completo em escola de rede pública ou privada (estudantes de escola pública ou com bolsa em escola privada têm prioridade);
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério, e integrar o quadro de pessoal permanente da instituição;
  • Ser pessoa com deficiência.

Cronograma Prouni 2022:

  • Resultado da primeira chamada: 2/3;
  • Comprovação de informações da primeira chamada: 3 a 14/3;
  • Resultado da segunda chamada: 21/3;
  • Comprovação de informações da segunda chamada: 21 a 29/3;
  • Prazo para participar da lista de espera: 4 a 5/4;
  • Divulgação da lista de espera: 7/4;
  • Comprovação de informações da lista de espera: 8 a 13/45.
Metrópoles

Postagem Anterior Próxima Postagem