SPS promove em Santa Quitéria, a I Conferência Regional de Políticas sobre Drogas

Fotos: Viviany Morais

Foi realizada nesta quinta-feira (10) em Santa Quitéria, a I Conferência Regional de Políticas sobre Drogas, que teve como tema central “Drogas: Cuidado ou Repreensão?”, promovida pela Secretaria da Proteção Social do Estado e pelo Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Cepod). O evento ocorreu de forma híbrida e contou com a presença de representantes de toda Macrorregião Norte do Ceará, participantes da sociedade civil, e Organizações Não Governamentais (ONG), no auditório da EEEP Monsenhor Luís Ximenes.

Com isso, a conferência realizada tem como objetivo prevenir o uso de drogas em jovens e adultos. Dessa forma, são realizados debates entre o poder público e a sociedade civil sobre assuntos referentes ao uso e dependência de drogas. Além disso, em Santa Quitéria existe uma coordenadoria municipal de políticas sobre drogas, que é coordenado pelo João Paulo Koki e serve como um centro de apoio para pessoas que enfrentam esses tipos de problemas.

A secretária municipal de Proteção Social, Rayana Bendor, comentou sobre a importância desse momento para o município. “Santa Quitéria está feliz e ao mesmo tempo sente a responsabilidade de fazer esse momento com muita responsabilidade. É grandioso tendo em vista que nós estamos representando a macrorregião de Sobral”, declara a profissional.


“Levantamento de 2021, do Global Drug Policy Index, revelou que o Brasil tem a pior política de drogas do mundo, pois aposta na repressão como dissuasão, não investe em prevenção e cuidados; e não aplica a redução de danos, prevista na Lei 11.343/06. A Conferência do Ceará busca discutir formas de reversão deste quadro, e fomentar o debate à aplicação de políticas orientadas pelos direitos humanos, com prevenção, cuidado, redução de danos e respeito”, sublinha o presidente interino do Cepod, Ítalo Coelho.

Além disto, esse foi o primeiro encontro a nível estadual e ainda faltam mais quatro encontros antes do evento a parâmetro estadual com o chefe de estado, que acontecerá no dia 19 de maio em Fortaleza. O segundo encontro será sediado em Eusébio no dia 24 de março.
Postagem Anterior Próxima Postagem