Abril Marrom: Catarata e glaucoma são as doenças de visão mais comuns na população de Santa Quitéria

Fotos: Thiago Rodrigues / AVSQ

O Abril Marrom é o mês dedicado ao combate e prevenção da cegueira. O período tem como objetivo focar nos diversos tipos de doenças que são responsáveis pela a perca da visão. Com isso, a campanha é fundamental, já que a maioria dos casos de cegueira, são tratáveis e reversíveis.

Em Santa Quitéria e região, a grande maioria dos causas de cegueira é a catarata, que é uma doença com grande característica em pessoas com idade avançada. O glaucoma é a segunda maior causa de cegueira na região, mas por se tratar de uma doença com uma evolução mais lenta, muitos pacientes não procuram um oftalmologista e só recorrem às consultas disponibilizadas pela ótica, ou seja, quando procuram uma consulta médica, a doença já está em estado avançado.

Além disso, as doenças oculares são relacionadas a idade. O oftalmologista Dr. Luís Ribeiro, da Oftalmos Clínica de Olhos, afirma que na faixa etária de adultos, jovens ou adolescentes são doenças mais comuns e recorrentes, as alterações anatômicas como ceratocone, que são na córnea, também doenças relacionadas a alta miopia e astigmatismo que pode trazer alterações para o fundo do olho.


Pacientes com idade mais avançadas são mais propícios a ter catarata ou glaucoma que são relacionadas a diabetes. “Cada faixa etária apresenta determinadas doenças oculares, logicamente que as infecções e inflações oculares podem vim em qualquer período”, reforça o profissional.

No Brasil, segundo uma pesquisa realizada pelo IBOPE, 34% dos brasileiros nunca foram ao oftalmologista, ou seja, um terço da população do país. Dessa forma, a estimativa é de que 1.577.016 dos brasileiros sejam cegos, considerando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dessa forma, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 285 milhões de pessoas são prejudicadas no mundo, aproximadamente 60% a 80% dos casos de cegueira podem ser evitados.
Postagem Anterior Próxima Postagem