Bombeiros resgatam jacaretinga no calçadão do Açude Araras, em Varjota


Um jacaretinga foi resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros nesta quarta-feira, 27, no município de Varjota. O animal, de aproximadamente um metro de comprimento, estava circulando no calçadão do Açude Araras, considerado um cartão postal da cidade.

O réptil foi encontrado por banhistas, que acionaram os bombeiros por telefone. “Chegando ao local, verificamos que a jacaretinga tinha sido imobilizada, mas sem ferimentos aparentes”, relatou o subtenente Luís Carlos, do CBM-CE, comandante da operação de resgate.

Após o salvamento, o animal foi levado a uma região de mata fechada, próxima a uma fonte d’água, em Ipueiras, área compatível com o seu habitat natural. De acordo com o CBM-CE, essa espécie de réptil tem sido encontrada com bastante frequência em Caucaia, Crateús, Ipueiras, Independência e Trairi. Essa foi a primeira ocorrência do ano em Varjota.

Também conhecido como jacaré-de-óculos, o jacaretinga habita diferentes rios e lagos. No Brasil, o réptil recebeu esse nome por causa de seu dorso branco, pois tinga significa “branco”, em língua tupi. Os machos chegam a medir entre 1,8 a 2,5 metros de comprimento, e as fêmeas, 1,4 metro. Eles se alimentam de diferentes espécies de animais como crustáceos, peixes, anfíbios, répteis, aves e pequenos mamíferos.

O POVO
Postagem Anterior Próxima Postagem