Hemoce realizará campanha para cadastrar doadores de medula óssea em Santa Quitéria


Acontecerá na próxima quarta-feira (27), a campanha de cadastro para doação de medula óssea na cidade de Santa Quitéria, promovida pelo Hemocentro Regional de Sobral (Hemoce).

A iniciativa estará disponível das 8 às 12h, no CVT, ao lado da Escola Lúcia Andrade no bairro Boa Vida e visa ampliar a quantidade de pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), que reúne informações de pessoas dispostas a doar medula óssea para quem precisa de transplante.

O que é preciso para se cadastrar

  • Ter entre 18 e 35 anos de idade
  • Não ter histórico pessoal de câncer
  • Apresentar um documento de identificação original e com foto
  • Preencher um formulário com dados pessoais (telefone, endereço, etc)
  • Coletar uma amostra de sangue (5ml) para testes.

Os resultados dos testes são armazenados no REDOME, que compara os dados dos pacientes que necessitam de um transplante com as informações dos doadores cadastrados. Caso seja identificado um candidato compatível com o paciente, este será chamado para novos exames e para programar a doação.

O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento indicado para pacientes com doenças relacionadas à fabricação de células do sangue, como a leucemia, e que já tentaram, sem resultado satisfatório, outros tipos de recursos terapêuticos. A doação da medula pode ser de alguém da própria família do paciente, mas a chance de se encontrar parente compatível é relativamente baixa. Para 75% dos pacientes que precisam do transplante, apenas a doação não aparentada é possível e, mesmo assim, apenas 1 a cada 100 mil doadores é compatível.
Postagem Anterior Próxima Postagem