Mais de 140 pessoas farão provas no domingo (10) para trabalhar no Censo 2022 em Santa Quitéria


146 candidatos de Santa Quitéria confirmaram inscrição e devem fazer prova no próximo domingo (10) para concorrer às 40 vagas temporárias do Censo 2022, informa o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O processo seletivo oferece 35 vagas para recenseador, 4 para agente censitário supervisor (ACS) e 1 para agente censitário municipal (ACM) para o município. Dos inscritos confirmados, 85 são candidatos a recenseador e 61 candidatos a ACM/ACS. O cartão de confirmação da inscrição com o local de prova já está disponível para consulta no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), empresa organizadora da seleção.

No dia da prova, o candidato deve levar o comprovante de inscrição, um documento de identidade original com foto e caneta esferográfica de cor preta ou azul, fabricada em material transparente. O IBGE recomenda que o candidato conheça o local com antecedência e chegue, pelo menos, uma hora antes do início da prova.

No domingo, a prova para recenseador será aplicada às 9h (horário de Brasília) e terá três horas de duração. Os candidatos farão uma prova objetiva, com 50 questões, divididas em 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática, 5 sobre Ética no Serviço Público e 25 de Conhecimentos Técnicos.

Já os candidatos a ACM e ACS farão prova às 14h30 (horário de Brasília), e ela terá duração de três horas e trinta minutos. Serão 60 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Raciocínio Lógico Quantitativo, 5 de Ética no Serviço Público, 15 de Noções de Administração/Situações Gerenciais e 20 de Conhecimentos Técnicos.

O IBGE disponibilizou uma apostila de conhecimentos técnicos para que o candidato tenha acesso às informações necessárias para responder às questões sobre a operação censitária. A apostila e o Código de Ética do IBGE estão disponíveis no site da Fundação Getúlio Vagas (FGV), organizadora do concurso.

Os recenseadores do IBGE atuam diretamente na coleta das informações, entrevistando os moradores dos domicílios. Já o ACM gerencia o trabalho do posto de coleta, enquanto o ACS, subordinado ao ACM, tem como principal função orientar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo.
Postagem Anterior Próxima Postagem