Mais de 3 mil eleitores de Santa Quitéria sem biometria poderão votar nas eleições de outubro


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, a prorrogação da resolução que, em razão da pandemia de covid-19, liberou eleitores sem cadastro biométrico a votar em 2020. Desta forma, 3.863 eleitores de Santa Quitéria sem biometria poderão votar nas eleições de outubro de 2022.

Naquele ano, segundo o TSE, a medida alcançou milhões de eleitores que não participaram das revisões biométricas – que é o procedimento de coleta das digitais do eleitorado pela Justiça Eleitoral, utilizado para identificar eleitoras e eleitores no dia do pleito – praticamente eliminando as chances de fraude.

Como é um procedimento que precisa ser feito presencialmente, foi suspenso como forma de prevenção ao contágio da covid-19 em 2020 e, como a pandemia não acabou, ainda não tem data para que volte a ser exigido. A estimativa é que quase 100% do eleitorado esteja apto a votar com identificação biométrica até as eleições de 2026.

Os títulos reabilitados para voto em razão da medida voltarão à condição de cancelados quando o cadastro eleitoral for reaberto, após as eleições deste ano.
Postagem Anterior Próxima Postagem