Novo reajuste na conta de luz desperta interesse de clientes pela energia solar em Santa Quitéria


O novo aumento médio de 24,88% autorizado pela Enel Distribuição Ceará na terça-feira (19), entrou em vigor na sexta-feira (22). Com isso, a procura por energias renováveis têm crescido bastante no estado. Um exemplo é a energia solar, que teve um aumento significativo de 113% em 2021, segundo dados do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico (Sindienergia-CE).

No ano de 2021, o Brasil entrou para o top de 15 países líderes com capacidade de instalar energia solar. No município de Santa Quitéria, 219 clientes aderiram ao sistema gerando uma potência de 1765.52 kW, divididos em 37 comércios, 1 indústria, 168 residências e 13 imóveis rurais. Além disso, no primeiro trimestre deste ano, houve novas instalações em 30 propriedades, conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

A proprietária da GP Energia Solar, Caroline Guerra, comentou como tem se dado a procura das pessoas pelo financiamento para a instalação de energia solar. “Quando as condições estão começando a ficar menos favoráveis e as tarifas aumentando, a solução é clara: gerar sua própria energia sem complicações e economizando até 95% na sua conta de energia. São muitas possibilidades de financiamento junto aos bancos, que desperta a curiosidade e quando vem até nós, encontra total viabilidade”, destaca.

Algumas pesquisas mostram que a durabilidade de um painel solar pode ultrapassar 40 anos, ou seja, período suficiente para o cliente recuperar o seu investimento feito e aproveitando benefícios como a valorização do imóvel, por exemplo.

Em 2021, o Brasil ultrapassou a marca de 10 gigawatts de potência operacional da fonte fotovoltaica em usinas de grande porte e em pequenos e médios sistemas instalados em telhados, fachadas e terrenos, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). 

Entenda como funciona
O funcionamento acontece da seguinte maneira: os módulos fotovoltaicos captam a luz do sol e produzem a energia. Essa é transportado até o inversor solar que irá converter a energia gerada pelo sistema para as características da rede elétrica. A energia é gerada graças ao efeito fotovoltaico.

Peso do reajuste
O novo aumento da Enel Ceará possui diferenças entre as três categorias: imóveis residenciais com baixo consumo chega a 24,26%, consumidores de média e alta tensão 24,18% e clientes de baixa tensão, sobe 25,12%.
Postagem Anterior Próxima Postagem