Cobra jararaca é resgatada pelos bombeiros em posto de combustíveis no Ceará

 Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

Uma cobra jararaca foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros em um posto de combustíveis na cidade de Ipueiras, no interior do Ceará. O caso aconteceu na última terça (24) e foi divulgado pela corporação nesta quarta-feira (25).

Segundo os bombeiros, os agentes do Posto Avançado de Ipueiras foram acionados via WhatsApp, após receberem um vídeo da cobra próximo as bomba de combustível no estabelecimento.

Os bombeiros utilizaram uma pinça de manejo para pegar a cobra, levada para uma área de proteção ambiental na cidade de Ipu, a 25 quilômetros de distância de Ipueiras, onde foi solta.

Cobra jararaca

Apesar de ser chamada de cobra, a jararaca é uma serpente venenosa, pertencente ao grupo Bothrops e Bothrocophias.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a jararaca possui em média cerca de 1,20 metros de comprimento, com uma camuflagem muito boa, o que lhe proporciona uma difícil visualização. Apesar de ser muito perigosa, ela costuma fugir quando é vista.

Há cerca de 30 tipos de jararacas no Brasil, sendo elas responsáveis por 90% dos acidentes por picada de cobras peçonhentas em humanos.

Cuidados

Os bombeiros orientam que ao avistar uma cobra ou qualquer outro animal peçonhento ou silvestre, a pessoa mantenha sempre uma distância de segurança entre ela e o animal.

Além disso, jamais tente capturar o animal, pois poderá deixar ele estressado, o que aumenta as chances de um ataque.

A recomendação é acionar os bombeiros através do 193 e manter o local o mais seguro possível.

G1 CE
Postagem Anterior Próxima Postagem