Em Santa Quitéria, mais de 8 mil pessoas estão com nome sujo no Serasa

Foto: Kid Júnior/SVM

No Brasil, a maioria dos serviços financeiros que são ofertados para a população por meio dos bancos e instituições consultam o score do cidadão. A pontuação gerada no score é necessária para isso, determinado a finalização da venda. Dessa forma, é importante saber se a pessoa está com pendência no Cadastro de Pessoa Física (CPF), ou seja, com o “nome sujo” em serviços de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC Brasil.

Em Santa Quitéria, de acordo com o Mapa da Inadimplência, divulgado mensalmente pela Serasa, no mês de março passado, existiam um total de 23.770 dívidas no município, onde 8.528 representam cidadãos em situação de inadimplência.

As finanças dos quiterienses permanecem comprometidas com bancos e cartões, que representam 31,19% das dívidas. Na sequência, vem as contas básicas, como água, energia e gás, com 26,92%. Já as contas em varejo seguem em terceiro lugar (11,10%).

“Há muito tempo o brasileiro não experimentava inflação alta. Tudo está caro e a população não sente muito, porquê tem feito malabarismos. Está substituindo o produto mais caro pelo mais barato. Muitas pessoas não conseguem pagar todas as contas e tornam-se inadimplentes”, avalia o professor de economia, Otacílio Moreira.

Além disso, as pessoas que tem o CPF negativado tem dificuldades em conseguir crédito financeiro, não conseguem realizar compras a prazo ou até mesmo obter um cartão de crédito. Com isso, antes de ser desativado, o consumidor recebe um aviso, alertando que o seu nome fará parte da lista do cadastro de inadimplentes.

Atenção para as dicas
  1. Fique atento às datas de vencimento da parcela e pague em dia. Assim, você garante que o seu nome não fique negativado. Pagando contas em dia, você aumenta a sua credibilidade no mercado financeiro e consegue juros melhores e parcelamentos maiores para realizar seus sonhos.
  2. Aproveite o recebimento de renda extra, como o 13º e o saque emergencial do FGTS para quitar suas dívidas.
  3. Se informe: é importante monitorar sempre o status do seu CPF e utilizar serviços como o Serasa Limpa Nome para quitar suas dívidas com descontos especiais.
  4. Anote todos os seus gastos para ter noção do próprio orçamento. Esta dica pode parecer simples, mas é muito importante para manter a organização básica das finanças do mês.
  5. Se possível, utilize a regra 50/30/20 para dividir suas dívidas, sendo eles: 50 para gastos essenciais (como aluguel, comida, contas básicas), 30 para gastos variáveis (cartão de crédito, lazer, etc) e 20 para reserva de emergência;
  6. Aprenda a dizer não para você mesmo e para aquele familiar ou amigo que sempre pede o seu nome emprestado.

Saiba como reverter a situação 
O Serasa conta com várias formas de negociação, que podem ser consultadas pelos os seguintes canais:

  • Site: serasalimpanome.com.br
  • App Serasa no Google Play e App Store
  • Ligação gratuita 0800 591 1222
  • WhatsApp 11 99575-2096

É possível resolver o problema também de forma presencial na agência dos Correios, onde será necessário levar um documento com foto e efetuar um pagamento de R$ 3,60. 
Postagem Anterior Próxima Postagem