Em Santa Quitéria, número de famílias do Auxílio Brasil supera em quase 500% o de trabalhadores com carteira assinada

Foto: Divulgação

Desde o ano passado, o Auxílio Brasil vem passando por diversas mudanças como o aumento do valor repassado aos beneficiários e a inserção de novos cadastros no programa. Atualmente, em Santa Quitéria 14.296 famílias estão cadastradas no Cadastro Único e esse número já supera a quantidade de trabalhadores com carteira assinada.

No mês de março, cerca de 2.921 trabalhadores em Santa Quitéria estavam trabalhando com carteira assinada. Se comparado ao número do Cadastro Único, a quantidade de famílias é 489% maior do que o de trabalhadores que estão com a carteira assinada. Até dezembro de 2021, o saldo de trabalhadores nessa situação era negativo em Santa Quitéria, com mais demissões do que admissões.

Em 2022, esse cenário mudou. Até março desse ano, foram contratadas 299 pessoas com carteira assinada e demitidos 144 trabalhadores, mantendo um saldo de 155 carteiras assinadas, mas esse número ainda é inferior ao de beneficiários do Auxílio Brasil.

A grande diferença se dar em parte pelo alto número de famílias em situação de pobreza no município. Em janeiro de 2021, 58% da população de Santa Quitéria vivia em situação de pobreza e extrema pobreza. Em 2022, até fevereiro, o número de famílias nesta situação aumentou para 22.012, cerca de 66% da população do município.

A abrangência do número de beneficiários do Auxílio Brasil permitiu que só esse ano, 2.338 famílias fossem inseridas no programa social em Santa Quitéria. Muitas famílias ainda seguem com o cadastro em análise pelo Ministério da Cidadania para que sejam inclusas no programa.
Postagem Anterior Próxima Postagem