Ministério da Saúde investiga 2 casos suspeitos de varíola dos macacos


Bymuratdeniz/Getty

Dois possíveis casos de varíola dos macacos são investigados pelo Ministério da Saúde em Santa Catarina e no Ceará. A informação foi confirmada pela Secretaria de Vigilância Sanitária (SVS).

Autoridades sanitárias do Rio Grande do Sul acompanham um terceiro caso suspeito. Este, contudo, não foi incluído no balanço da pasta.

Segundo o ministério, os pacientes estão isolados e em recuperação. “A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial”, resume, em nota.

O Rio Grande do Sul investiga se um homem que desembarcou em Porto Alegre após retornar de Portugal, no dia 10 de maio, pode ter trazido a doença.

O paciente, que não teve o nome identificado, fará exames nesta segunda-feira (30/5) para confirmar ou descartar o diagnóstico de infecção viral.

O mais recente panorama da Organização Mundial de Saúde (OMS) contabiliza 257 casos de varíola dos macacos em 20 países fora da África. Outros 120 ocorrências suspeitas estão sendo investigadas.

A doença já foi identificada em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Espanha, Irlanda do Norte, Argentina, Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Itália, Suécia, Áustria e Suíça.

Metrópoles
Postagem Anterior Próxima Postagem