Pesquisa para avaliar as condições da saúde bucal da população passa por Varjota até junho

Foto: Laísa Queiroz/Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde realiza um estudo para identificar as condições da saúde bucal da população de 19 cidades do Ceará até o final de junho. O levantamento faz parte da terceira edição da SB Brasil, Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, que vai contemplar ao todo 422 municípios do país.

Os profissionais da atenção primária à saúde bucal vão passar de porta em porta para convidar a população para a pesquisa e coletar dados socioeconômicos, por meio de questionário. A participação é importante, pois o participante que tem algum problema bucal detectado já é encaminhado para a unidade odontológica.

O secretário de atenção primária à saúde, Raphael Parente, ressalta a importância da ação para a região Nordeste. “Serão cerca de 17 mil pessoas que serão visitadas na região. A participação é importante para o Ministério conhecer melhor a saúde bucal da população. O nosso compromisso é garantir o acesso de toda a população brasileira ao serviço odontológico”, afirmou.

Após o mapeamento da população, acontece a fase da avaliação da saúde bucal com um exame físico, de pessoas das seguintes idades: 5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. Além disso, também vão ser verificados dados sobre a necessidade de tratamento dentário, urgência de tratamento e de próteses dentárias.

Municípios do CE a serem visitados
Fortaleza
Aquiraz
Barbalha
Camocim
Cascavel
Cedro
Crato
Icó
Iracema
Itatira
Lavras da Mangabeira
Maracanaú
Massapê
Nova Russas
Palmácia
Quixadá
Russas
Tamboril
Varjota

Com informações do G1
Postagem Anterior Próxima Postagem