Prefeitura assa 20 mil kg de carne em festa de aniversário de cidade

Prefeito da cidade promoveu evento nas suas redes socais - Foto: Reprodução/Instagram

A Prefeitura Municipal de Parauapebas, localizada a 721 km de Belém, no Pará, promoveu, hoje, o "maior churrasco do mundo" para comemorar o aniversário de 34 anos da cidade. Segundo a administração municipal, o "churrascão" assaria "20 mil quilos de carne em 1.200 costelões".

"Toda a população está convidada para participar do churrascão, organizado pelo Siproduz (Sindicato dos Produtores Rurais) onde serão assados 20 mil quilos de carne em 1.200 costelões. O evento inicia a partir das 10h e segue até 16h", diz o texto publicado no site da prefeitura. O UOL questionou o prefeito do município, Darci Lermen (MDB), e a prefeitura sobre os gastos com as celebrações, mas não teve retorno.

"Parece mentira, mas não é. O prefeito Darci Lermen (MDB) de Parauapebas no Pará está fazendo hoje o 'maior churrasco do mundo', no aniversário da cidade. 20 mil quilos de carne. Parauapebas é o centro da mina de Carajás, da Vale", escreveu um repórter e pesquisador no Twitter. Ele citou ainda os recursos de CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais) recebido por Parauapebas.

Dados em um relatório no sistema da ANM (Agência Nacional de Mineração) apontam que Parauapebas recebe R$ 2.457.515.481,42 em recursos da CFEM no ano de 2021. Prevista na Constituição de 1988, a CFEM é repassada aos Estados, ao Distrito Federal, Municípios, e aos órgãos sob gerência da União, "como contraprestação pela utilização econômica dos recursos minerais em seus respectivos territórios", esclarece a ANM, responsável pela administração da iniciativa.

O município é conhecido por estar na região da Serra dos Carajás, uma das maiores áreas com minérios do mundo, explorada pela Vale Mineradora. Segundo a empresa, o estado do Pará "hoje abriga o maior complexo minerador do Brasil e está entre os primeiros do setor mineral do mundo". Além do churrascão, a cidade realiza eventos e promove shows com cantores locais e famosos — como Maiara e Maraísa, e Léo Magalhães —, desde quinta-feira (5) até hoje, para comemorar o aniversário.

As celebrações estão ocorrendo, segundo a administração municipal, no Parque de Exposições Lázaro de Deus Vieira Neto, em conjunto com o Siproduz, e faz parte da programação da FAP (Feira de Agronegócios de Parauapebas).

Prefeito promove evento nas redes
A prefeitura e o prefeito publicaram imagens e vídeos nas redes sociais das carnes enfileiradas sendo assadas e, posteriormente, cortadas e distribuídas aos locais em pães. Alguns munícipes foram filmados carregando pedaços das carnes em sacola plásticas.

Nos stories do Instagram, o prefeito, reeleito para o seu quarto mandato, promoveu as ações do município. Olha só, preparando agora para acender o fogo em definitivo para assar essa quantidade gigante de costelões. Exatamente 4h55, vamos começar a fazer e assar um grande churrasco, maior costelão do mundo. Declaração de Darci Lermen durante a madrugada nas redes sociais.

O político ainda escreveu na legenda de uma publicação no Instagram: "Por aqui, eu e os gaúchos estamos animados para o grande dia do maior churrasco do mundo em comemoração ao aniversário de Paraupebas. Vamos virar a noite para garantir que a nossa população seja bem servida. Que Deus abençoe a nossa cidade".
Portal UOL
Postagem Anterior Próxima Postagem