Saúde e Educação: como é a grade curricular de cursos superiores na área de enfermagem?

Fotos: Divulgação

Juntamente com a medicina e com a pesquisa científica de maneira geral, uma das áreas de atuação que mais ganhou e vem ganhando destaque ao longo deste período de pandemia, por diversas razões, é a enfermagem.

Isso ocorreu pois, além de uma corrida contra o tempo em questão de vacinas e uma possível saída para toda esta crise, a COVID-19 é uma síndrome respiratória que envolve uma série de cuidados necessários com o doente.

Sendo assim, durante este período, fazer um TCC de enfermagem ou realizar um projeto técnico de enfermagem obrigatoriamente passava pelo tema da pandemia e da maneira mais adequada de cuidar dos doentes.

Um dos grande impactos que a pandemia teve, além de uma grande sobrecarga em áreas como a medicina, a enfermagem obstétrica e a biologia, foi a necessidade de juntar uma força tarefa para lidar com a situação.

Isso quer dizer que diversos projetos acadêmicos precisaram ser interrompidos e, muitas vezes, readaptados para um contexto de pandemia, onde este projeto em questão pudesse render alguma coisa mais útil para este período.

Logo, como exemplo de TCC em enfermagem e, na verdade, como exemplo de TCC pronto na maior parte das áreas voltadas para a saúde, a enfermagem também esteve à mercê do avanço da COVID-19.

Isso quer dizer que a maior parte dos temas para TCC de enfermagem, medicina, biologia e ciências biomédicas, durante este período, foi voltado diretamente para a pandemia e para combater o seu avanço.

No entanto, para entender de maneira mais completa sobre as possíveis atuações dos formados na área de enfermagem, como seu papel na questão da saúde mental, é necessário compreender como é o curso superior nesta área.

Desta forma, é possível como é produzido, nesta área, um artigo científico, um projeto de pesquisa e até um trabalho de conclusão de curso em especialidades da enfermagem, como a enfermagem neonatal, por exemplo.

A grade curricular e a estrutura acadêmica do curso


O primeiro passo para compreender sobre a atuação dos enfermeiros e quais conteúdos são aprendidos ao longo dos quatro anos de graduação, em média, é entender um pouco mais como se organiza a grade curricular deste curso.

Quantas disciplinas são vistas ao longo do curso? Quais são as competências necessárias para se tornar um enfermeiro e, principalmente, quais são os temas para TCC na área de enfermagem que andam mais em evidência neste contexto social?

Conforme consta na plataforma Guia da Carreira, especializada em assuntos de educação em nível superior e, especificamente, sobre provas de vestibular e cursos superiores, o curso de enfermagem é um dos mais buscados em todo o país.

De maneira simplificada, o curso de enfermagem irá preparar profissionais para atuar na área da saúde, especificamente com a questão da prevenção e de cuidado de pacientes para o restabelecimento efetivo de sua saúde.

O enfermeiro é quem irá auxiliar o paciente de maneira médica e, principalmente, humanizada, através do contato humano direto com o paciente, sendo que mais tem contato com ele, juntamente com o médico.

Ao longo do curso superior na área de enfermagem, tanto disciplinas da medicina quanto disciplinas da biologia são diretamente estudadas, como por exemplo:

  1. Anatomia
  2. Cuidados Paliativos
  3. Citologia
  4. Histologia
  5. Nutrição
  6. Patologia
  7. Microbiologia
  8. Farmacologia
  9. Práticas de Saúde

Assim, o estudante de enfermagem se torna extremamente capacitado para a prestação de auxílios para o médico e para o paciente em questão. Fora a grade curricular, a atuação nos estágios e o desenvolvimento de projetos acadêmicos também é importantíssimo.

Quais são as possíveis atuações do enfermeiro?


Apesar de esta pergunta parecer meio retórica e até meio óbvia, há uma grande gama de ambientes diferentes onde o enfermeiro pode atuar, desde uma especialização na área esportiva ou até atuando especificamente na pediatria.

Algumas destas áreas de atuação, por exemplo, são:

  • Enfermagem Obstétrica
  • Pediatria
  • Docência
  • Enfermagem do Trabalho
  • Resgate
  • Práticas Integrativas e Complementares
  • Dermatologia
  • Cardiologia

Ou seja, nas diversas especialidades em que um médico pode direcionar sua carreira, geralmente o enfermeiro também pode. Podendo também atuar como docente, pesquisador ou professor de uma determinada área de especialização.

Desta maneira, a capacitação do enfermeiro passa pelo desenvolvimento de artigos nas mais variadas áreas, incluindo as citadas acima.

Possíveis projetos na área e tendências futuras
Nos últimos dois anos vivemos uma grande emergência sanitária em todo o mundo. Isso quer dizer que, certamente, as áreas de atuação e profissões ligadas à saúde serão impactadas de maneira direta por este contexto.

Por exemplo, alguns dos projetos e áreas de atuação que tendem a estar em alta depois de todo este contexto e, claro, com o crescente avanço tecnológico são:

  1. Tecnologia na Enfermagem
  2. Atuação Emergencial
  3. Resgates
  4. Plantonista
  5. Atuação Extra Hospitalar
  6. Práticas Integrativas
  7. Síndromes Respiratórias

Assim, profissionais que já possuem experiência na área e até domínio nestes campos de atuação certamente tendem a ser os mais capacitados e procurados em todo o mercado de trabalho para a área de enfermagem.
Postagem Anterior Próxima Postagem