Menos de 1% da população de Santa Quitéria possui plano de saúde

Mais de 48 milhões de brasileiros já aderiram a planos de saúde - Foto: Divulgação

Para a maioria dos brasileiros, o sistema único de saúde (SUS) do Brasil é a única opção para conseguir algum tipo de atendimento médico. Entretanto, em 2021, mais de 48 milhões de brasileiros já aderiram a planos de saúde suplementar como meio de alcançar melhores condições de atendimento médico no país.

Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em Santa Quitéria, até março de 2022, 336 pessoas possuíam plano de saúde, menos de 1% da população do município. Desses, 255 beneficiários possuía cobertura assistencial médica e 81 pessoas aderiram ao plano exclusivamente odontológico.

O valor médio dos planos de saúde com serviço hospitalar e ambulatorial no Brasil era de R$ 800, segundo levantamento da CNN Brasil com base nos valores repassados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar. Entretanto, em maio deste ano, os valores dos planos sofreram um aumento após o reajustou de 15,5% divulgado pela ANS.

Os tipos de planos mais aderidos em Santa Quitéria são o individual e o familiar. O plano individual consiste na cobertura médica e hospitalar de apenas uma pessoa, enquanto o plano familiar pode contemplar todos os membros da família, dependendo do número de integrantes disponibilizado por cada operadora de planos de saúde.

Um dos maiores motivos para o aumento na adesão dos planos é a agilidade no atendimento médico, com uma fila muito menor do que no SUS. Como os planos de saúde proporcionam um atendimento particular, a rotação de atendimento e consultas acontece de forma mais rápida do que nos hospitais públicos que possuem um número maior de pacientes.

A cobertura médica especializada proporcionada pelos planos que disponibilizam atendimentos de acordo com o tipo adquirido, que pode se adequar a demanda de cada pessoa, também é um dos motivos do aumento de planos de saúde em todo o país.
Postagem Anterior Próxima Postagem