Quase 5 mil raios são registrados em Santa Quitéria durante o período chuvoso de 2022

4.925 raios foram registrados durante período de chuvas em Santa Quitéria - Foto Neto Augusto

Pelo segundo ano consecutivo Santa Quitéria registra o segundo maior número de raios durante o período chuvoso no Ceará. Segundo os dados coletados pela Enel Distribuição Ceará, até maio de 2022, 147.028 raios foram contabilizados em todo o estado.

Em Santa Quitéria, 4.925 raios foram registrados durante esse período, o que classificou o município em segundo lugar no ranking, ficando atrás apenas de Granja, que registrou 7.482 raios. As descargas atmosféricas são registradas através do Sistema de Monitoramento e Alerta, que monitora além dos raios, chuvas, ventos fortes e queimadas.

Se comparado com 2021, o período de chuvas de 2022 registrou um aumento de 88% na incidência de raios no Ceará. No ano passado, Santa Quitéria registrou 3.327 raios, enquanto Granja contabilizou 7.461 descargas. O aumento no número de raios em Santa Quitéria em 2022 foi de 32,44%, se comparado com a quantidade de 2021.

Falta de energia na zona rural
As constantes descargas atmosféricas causaram transtornos em algumas regiões da zona rural de Santa Quitéria. Moradores de localidades como Catinga Vermelha, Dinamarca, Casinhas e Campo Novo, relataram que durante o período de chuvas chegaram a ficar com a energia oscilando por mais de três semanas e em alguns períodos sem energia totalmente.

A Enel Distribuição Ceará informou através de nota que a constante falta de energia nas localidades era consequência dos frequentes raios no município que interrompiam a distribuição de energia.
Postagem Anterior Próxima Postagem