Santa Quitéria registra 19 casos de dengue em 2022

Foto: Fabiane de Paula/SVM

Os casos de dengue em todo o Brasil estão com um aumento significativo neste ano. Conforme especialistas, a doença infecciosa acaba acontecendo de forma cíclica, ou seja, por meio de intervalos e períodos. Em Santa Quitéria, apesar de não serem números alarmantes, os primeiros casos de arboviroses já foram confirmados.

Em relação a dengue, se totalizam 19 casos, sendo 13 diagnósticos no distrito de Lisieux e o restante distribuídos na sede, além de dois casos de Chikungunya notificados no município, segundo o coordenador de arboviroses, Manuel Medeiros. Conforme o enfermeiro, todos que foram contagiados pela doença passaram por tratamento e em alguns casos, houve internamento, mas sem nenhum risco de evolução para hemorrágica.

Equipes trabalhando no distrito de Lisieux, um dos principais focos - Foto: Reprodução/Secretaria de Saúde

Diante destas notificações, estão sendo realizadas visitas domiciliares no município. Além do plano de contingência, que reúne equipes de saúde na qual são orientadas com estratégias para trabalhar dentro do município. Para Medeiros, é importante que as pessoas colaborem, pois quando há a parceria entre serviço público e comunidade, a situação fica mais fácil de ser combatida.

No Ceará, segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), já são 11 mortes registradas por chikungunya e quatro por dengue em 2022. A idade média das vítimas variam entre 21 e 93 anos. Já no país, o Ministério da Saúde confirma que o número de óbitos já chega em 504, na qual contabilizam 1,1 milhão de casos.
Postagem Anterior Próxima Postagem