Variação de preços em produtos de supermercados do Ceará chega a 308%, indica Procon Fortaleza

Foto: Prefeitura de Fortaleza

As frutas e verduras lideram as variações de preço nos supermercados de Fortaleza, conforme levantamento do Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) divulgado nesta quinta-feira (30). O quilo do mamão, por exemplo, apresentou discrepância de 308,17%, sendo encontrado de R$ 1,59 a até R$ 6,49.

Os preços foram coletados presencialmente de 13 a 23 de junho, em 24 supermercados das 12 Regionais de Fortaleza. Cenoura, tomate, pimentão e cebola complementam a estatística das maiores variações de preços (veja a tabela abaixo).

A diretora do Procon Fortaleza, Eneylândia Rabelo, explicou que optar por dias de ofertas de frutas, legumes e carnes pode ser uma saída para fugir dos altos preços. "Os dias de ofertas e promoções nos supermercados podem representar uma boa economia. Sendo assim, vale a pena organizar uma lista de compras semanais, atentando para o mínimo de desperdício possível", orientou.

O Procon acompanha, mensalmente, 70 produtos considerados essenciais, divididos por itens de alimentação, carnes e aves, padaria, refrigerantes, frutas e verduras, higiene pessoal, limpeza doméstica e ainda cuidados e higiene infantil. A pesquisa é informativa e possibilita ao consumidor optar por estabelecimentos que ofereçam preços mais baratos.

Todos os preços também estão disponíveis no aplicativo "Proconomizar", nas plataformas android e iOS.

G1 CE
Postagem Anterior Próxima Postagem