Censo 2022: Saiba como funcionará a coleta de dados em Santa Quitéria e como identificar os recenseadores

Fotos: Thiago Rodrigues/AVSQ

O Censo 2022 será realizado a partir do dia 1º de agosto, próxima segunda-feira, através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em todos os municípios brasileiros. Em Santa Quitéria, serão 35 recenseadores coletando as informações da população do município.

Essa coleta de dados da população brasileira deveria ter ocorrido em 2020, mas devido a pandemia do Covid-19 foi adiada para esse ano. Os recenseadores estarão coletando informações tendo como base um questionário que explanará os dados de cada família do município.

As perguntas serão sobre as características das pessoas que compõem a família, características da residência, informações sobre migração, educação, trabalho e rendimento. A novidade do Censo 2022 é a coleta de dados dos povos indígenas e quilombolas, através de um questionário especifico para os povos tradicionais.


Segundo o coordenador responsável por Santa Quitéria, Carlos Nauber, as pessoas não devem temer responder os questionários, porque “as informações do IBGE, que o recenseador coleta, são sigilosas. Quando ele coloca no DMC (Dispositivo Móvel de Coleta), ele já transmite e essa transmissão é criptografada e vai diretamente para a nossa central no Rio de Janeiro, então ninguém tem acesso a essas informações”.

Para identificar os recenseadores, as pessoas podem atentar para a vestimenta e a identificação da pessoa. Todos os recenseadores estarão usando um boné e colete com identificação do IBGE e um crachá com o nome do recenseador e um número de contato que pode ser utilizado para conformar a identificação dele.

Como identificar recenseadores — Foto: IBGE/Divulgação

O Censo 2022 será realizado até o dia 31 de outubro, e as informações serão divulgadas a partir de dezembro. De acordo com a supervisora local, Brígida Aragão, é importante que as pessoas respondam as perguntas. “É através delas que são traçados as políticas públicas e definem recursos pros municípios, como FPM”, afirmou.

Os quiterienses que tiverem dúvidas sobre a coleta de dados podem acessar mais informações no site do instituto (www.ibge.gov.br) ou se dirigir até o posto de coleta na Rua Prefeita Maria Arlinda, 201, vizinho ao Colégio Quiteriense.
Postagem Anterior Próxima Postagem