Santa Casa de Sobral realiza atendimento gratuito a pacientes com fissuras labiopalatinas

Fotos: Divulgação/Santa Casa

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral em parceria com a organização internacional filantrópica Smile Train e com o curso de Odontologia do Centro Universitário INTA (UNINTA) promoveu na quarta-feira (29) um mutirão de avaliações pré-cirúrgicas gratuitas para pacientes com fissuras labiopalatinas. Crianças, adolescentes e adultos de vários municípios da Região Norte do Estado do Ceará foram atendidos por médicos cirurgiões plásticos e dentistas no Ambulatório da Instituição.

As fissuras labiopalatinas (popularmente conhecida como lábio leporino) são os defeitos congênitos mais comuns entre as malformações que afetam a face do ser humano, atingindo uma criança a cada 650 nascidas, de acordo com a literatura especializada. "Uma criança com fissuras labiopalatina pode enfrentar algumas dificuldades ao longo da vida. Além de discriminação e bullying, elas estão suscetíveis a problemas relacionados à mastigação, à deglutição, à audição, à respiração, ao comprometimento da arcada dentária, entre outras condições. Com esse mutirão queremos ajudar o máximo de pessoas possíveis", explicou o médico cirurgião plástico Dr. Antonio Agostinho Moura.

Antes mesmo de nascer, José Sávio Carvalho de Sousa, 5 anos, foi diagnosticado com fissura labiopalatina. Natural de Camocim, Francisco Ivonildo Moreira de Sousa trouxe o filho para participar da ação. Ele comenta que o filho já passou por duas cirurgias, mas que ainda precisa ser submetido a mais uma. 


"Soubemos da campanha e rapidamente liguei para que eu pudesse trazê-lo. Se não houvesse essa ação seria mais difícil pois há muitas crianças aguardando esse tipo de procedimento. Já sofremos bastante, principalmente quando ele era mais novo, pois tinha muita dificuldade na alimentação e se engasgava muito fácil. Essa campanha vai beneficiar meu filho e a muitas outras crianças graças aos anjos que poderão fazer ela de forma gratuita", destacou Francisco Ivonildo.
Postagem Anterior Próxima Postagem