Censo 2022 começa hoje (01); em Santa Quitéria serão mais de 12 mil domicílios visitados

Fotos: Thiago Rodrigues/AVSQ

O IBGE dá início nesta segunda-feira (1º) à coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022. Nos próximos três meses, 35 recenseadores do IBGE visitarão milhares de domicílios em Santa Quitéria. Ao todo, são 115 setores censitários urbanos e rurais no município, que serão abordados porta em porta.

O último Censo feito em 2010 pelo órgão apontou uma população de 42.763 pessoas e 11.844 domicílios no território quiteriense. O recenseamento estava programado para ser realizado inicialmente em 2020, mas adiado devido à pandemia, e em 2021 por questões orçamentárias.

Neste ano, há dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos total, leva cerca de 16 minutos. A seleção da amostra que irá responder o questionário ampliado é aleatória e feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.


O questionário básico traz os seguintes blocos de perguntas: identificação, informações sobre moradores, características do imóvel, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável, mortalidade. Já o questionário da amostra, além dos blocos contidos no questionário básico, investiga também: trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.

Recenseadores de Santa Quitéria

Os recenseadores que visitarão os lares estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o DMC. Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR code que leva à área de identificação no site.
Postagem Anterior Próxima Postagem