Santa Quitéria tem mais de 40 estudantes que abandonaram a escola, diz Unicef

Foto: Reprodução/Google Maps

O município de Santa Quitéria tem 43 estudantes que abandonaram a escola, segundo levantamento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Desse total, 14 são crianças e adolescentes da Rede Municipal e 29 são da Rede Estadual de ensino na cidade.

A plataforma Busca Ativa Escolar compilou dados de 183 municípios cearenses, excluindo a capital Fortaleza, que não participa do Selo Unicef e considerando o Censo Escolar de 2019, divulgado em 2020. Ao todo, foram identificados 15.102 estudantes das redes municipais e estaduais no Ceará. Destes, até o último dia 29 de junho, 3.705 haviam retornado às escolas, conforme o Selo.

O cruzamento de informações se dá na categoria de meninos e meninas “não localizados”, ou seja, que estavam matriculados no ano anterior e no Censo atualizado não são encontrados.

As estratégias para atrair esses alunos de volta são decididas por cada secretaria municipal de educação, mas o Unicef segue defendendo a busca ativa como forma eficaz de entender o que levou o estudante a abandonar os estudos e como é possível ajudá-lo a retornar.

Para a especialista em educação do Unicef, Verônica Bezerra, o risco de abandono cresceu durante a pandemia. Com isso, a busca ativa por meio do controle da frequência e do contato direto com os estudantes faltosos deve focar tanto em trazer de volta aqueles alunos que abandonaram a escola como também cuidar para aqueles que estão matriculados não desistam.
Postagem Anterior Próxima Postagem